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ENESEB 2017
Resumo: 4-1

Oral (Tema Livre)


4-1

As múltiplas dimensões da violência nas escolas públicas de Redenção/Ce.

Autores:
Wagner Lima Barros1, Marciana Silva de Oliveira1, Antônio Erlanilson Tavares Alves1
1 UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia-Afrobr

Resumo:
Dentre as diversas interações que ocorrem em uma sociedade está à violência, que pode consistir em uma forma de agressão praticada por um sujeito individual ou coletivo, quer na imposição do uso de força física, ou ainda na agressão verbal ou psicológica, que constitui elementos latentes da violência simbólica (BOURDIEU, 2011). Fazer uma apresentação das diferentes formas de violências vividas, pelos atores escolares de algumas escolas públicas em Redenção-Ce é o principal objetivo deste trabalho. De acordo com pesquisas realizadas (ALMEIDA,2009), analisando a partir dos fatos já documentados nessas pesquisas, constataremos que a violência escolar vem se tornando um fenômeno social que abarca cultura, classe social. Os agentes envolvidos em atos de violências (vandalismo,roubo ou furto), segundo os autores implicam em membros da escola, geralmente representadas por tipos de violências ocorridas no cotidiano da escola, a partir da sua entrada, como fora de suas dependências, em seu entorno. Nesses casos, dentre os envolvidos podem estar de acordo com Priotto e Boneti (2009) professores, alunos, diretores, funcionários, familiares, ex-alunos, pessoas da comunidade e estranhos. Na reflexão dentre muitos outros pontos, nas seguintes indagações: A violência na escola, e suas múltiplas formas de manifestação, são provenientes de uma série de questões? Ao Estado cabe a missão de elaborar políticas públicas de forma a garantir uma escola que respeite as diversidades socioculturais?

Palavras-chave:
 Escola, Pesquisa, Violência