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ENESEB 2017
Resumo: 5-1

Oral (Tema Livre)


5-1

O ensino de Sociologia na educação básica: história, lutas e conquistas

Autores:
Carolina Modena da Silva1, Juliana Marques de Carvalho2
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo discutir a história do ensino de Sociologia no Brasil a partir da legislação educacional, elaborada entre os séculos XIX e XXI, compreendendo os diferentes momentos históricos em que a disciplina de Sociologia esteve presente, ausente ou como facultativa no currículo escolar brasileiro. A discussão sobre a presença da Sociologia na educação básica foi marcada por uma trajetória de lutas que diferentes atores sociais realizaram para garantir essa disciplina na escola, assim, a compreensão dessa história, perpassa por esses diferentes atores envolvidos com o desenvolvimento da educação e da Sociologia, enquanto ciência e disciplina escolar. Após debates em âmbitos estaduais e nacional a Sociologia, por meio da Lei nº 11.684/2008, voltou a ser incluída como disciplina obrigatória no ensino médio em todo o país. A fim de atender a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996) que, principalmente na etapa final da escolarização básica, estabeleceu a articulação dos saberes necessários para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho, seu retorno foi assegurado, também como conquista das lutas realizadas anteriormente em prol do seu ensino na escola. A Sociologia continua no ensino médio, mas as batalhas para assegurar sua permanência são constantes, por isso, retomar sua história no ensino básico é relevante para reafirmar a sua importância na construção do pensamento crítico e na formação dos jovens brasileiros.

Palavras-chave:
 Ensino de Sociologia, História do ensino de Sociologia, Ensino Médio