Oral (Tema Livre)
14-1 | Ensino e aprendizagem high tech: diálogos interdisciplinares sobre as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica na era digital | Autores: | Francisco Alves Gomes2,3, Amanda Karine Monteiro Lima4,3 2 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, 3 UFRR - Universidade Federal de Roraima, 4 IFRR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de RR |
Resumo: Trata-se de um estudo sobre os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no processo de ensino e aprendizagem em Ciências Sociais na educação básica, tendo como metodologia didático-pedagógica, de modo mais focalizado, o blog como canal de diálogo para além das discussões em sala de aula. Objetiva-se apresentar um relato de experiência acerca do uso do blog nas aulas de sociologia do ensino médio, tendo em vista analisar e expor as diferentes possibilidades didáticas e metodológicas ofertadas pelas TICs no campo do ensino de Ciências Sociais. O caminho demarcado para o alcance dos objetivos propostos inicia-se via análise de dados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica, momento em que demarcamos os limites teóricos e epistemológicos, a partir de Lévy (1999), Bauman (2001), Santos (2001), Castells (2003), Dwyer (2004), Baumgarten (2005; 2007), Jinkings (2007), Baltar (2010), Giddens (2012), Feijó (2012; 2014), Eras (2014), Castilho (2015), dentre outros. Em seguida, promovemos o diálogo entre a literatura acumulada com as informações obtidas por meio da experiência social (Dubet, 1994; 1996) mediante o trabalho desenvolvido por meio do uso do blog da disciplina, junto as turmas de sociologia do ensino médio. Finalmente, o trabalho apresenta dados empíricos que traduzem algumas dimensões da experiência social e escolar do aluno e do professor com relação ao blog, enquanto recurso fundamental para o desenvolvimento de atividades em sala de aula na era digital. Palavras-chave: Ensino, Ciências Sociais, Era digital |