Oral (Tema Livre)
17-1 | “Sociologia.DOC – assistir, debater e agir”: análise de uma experiência com a exibição de documentários nas aulas de Sociologia. | Autores: | José Wilton de Freitas Ramos1,2 1 SEE PB - Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, 2 UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, 3 ECI NCL - Escola Cidadã Integral Nenzinha Cunha Lima |
Resumo: Carga horaria ínfima, falta de estrutura nas escolas e a escassez de materiais didáticos são problemas que amplificam os desafios do professor de Sociologia para a diversificação metodológica em sala. A despeito de tudo isso, não menos importante é o empenho de fazer com que os estudantes compreendam e reconheçam a Sociologia como uma ciência humana com objetos e métodos de pesquisas definidos. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para as aulas de Sociologia através da exibição de filmes do gênero documentário na intenção de possibilitar a transposição didática dos conteúdos, permitir o reconhecimento das teorias sociológicas e o exercício de dois princípios epistemológicos fundamentais para a disciplina: Estranhamento e Desnaturalização. Com base nas experiências do projeto “Sociologia.DOC” apresentaremos o planejamento, a execução e os resultados alcançados através dessa iniciativa e suas ferramentas e recursos. Utilizamos dos referenciais de Borges e Gusmão (2016) e Moraes e Guimarães (2010) para a análise da relevância do ensino de Sociologia, e Lima (2012), Bruzzo (1998), Melo (2016) e Sales (2009) para o que diz respeito às intenções da utilização do gênero documentário como recurso didático. Por fim, indicaremos os resultados e como o professor pode utilizar de estratégias e metodologias que permitirão o uso do vídeo como uma ferramenta de mediação pedagógica para alcançar os objetivos no processo de ensino-aprendizagem com suas turmas. Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Documentários, Transposição didática, Sociologia na sala de aula, Exibição de documentários na aula |