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ENESEB 2017
Resumo: 17-2

Oral (Tema Livre)


17-2

CRIAÇÃO DE PARLAMENTOS ESCOLARES: POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE E DA ESCOLA

Autores:
José Wilton de Freitas Ramos2,1, Vinicius Almeida Leão2, Luciana Siqueira Walter2
1 UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, 2 SEE-PB - Secretaria de Estado da Educação da Paraíba

Resumo:
Percebemos que a juventude brasileira enfrenta problemas de várias ordens, como discriminação, evasão escolar, desemprego, violência, entre outros. Na maioria das vezes os jovens não sabem responder questões relacionadas ao exercício da cidadania, a exemplo do modo de organização dos governos municipal, estadual e nacional, como são eleitos nossos representantes, como devem funcionar os sistemas (saúde, educação, segurança) e organizações sociais (sindicatos, associações, agremiações) etc. Além disso, identificamos em nossa escola certa apatia dos alunos pelos assuntos políticos e a ausência de uma entidade representativa do corpo discente. Diante dessas circunstâncias, em 2013 criamos um projeto que surgiu com a intenção de despertar o interesse dos estudantes pela política, bem como estimulá-los para os estudos e pesquisas que colaborem e incentivem uma participação política ativa principalmente na comunidade escolar. A nossa proposta de oficina tem por objetivo debater e apresentar as ações pedagógicas desenvolvidas no projeto “Parlamento Escolar – Política e participação estudantil para o desenvolvimento do aluno e da escola”, bem como orientar e instigar os docentes para a criação de parlamentos e o desenvolvimento de mecanismos que contribuam para o interesse, participação e envolvimento dos estudantes com os assuntos políticos dentro e fora da escola. Os materiais utilizados na oficina serão equipamentos multimídia, papel e caneta. Ofertaremos 25 vagas.

Palavras-chave:
 Participação Estudantil, Cidadania, Protagonismo Juvenil