Oral (Tema Livre)
20-1 | A implementação do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e a possibilidade de descolonização do currículo e ensino de Sociologia. | Autores: | Luana Silva de Souza1,2, Cauê Gomes Flor3 1 SEESP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2 E.E GUINES - Escola Estadual Professor Guines Affonso Morales, 3 UNESP-MARÍLIA - Universidade Estadual Paulista |
Resumo: Nos últimos vinte anos, observamos transformações substanciais tanto no lugar que é atribuído aos povos, às culturas e tradições de origem africana na formação da sociedade brasileira, quanto na maneira como a identidade nacional é abordada nos debates e discussões que se dedicam à investigação das relações raciais na contemporaneidade. Essas transformações não apenas trilham um caminho que reflete um novo olhar sobre a presença desses povos e culturas em nossa sociedade, mas também estão provocando profundos deslocamentos no interior do currículo e do ensino na educação brasileira. Esse trabalho tem por objetivo, problematizar a presença africana no currículo e no ensino de Sociologia tomando como ponto de partida as reflexões sobre a implementação da lei 10.639 639 (BRASIL, 2003) e das Diretrizes (2004). Tomamos como referência o debate que já se encontra melhor estruturado na área da educação infantil e fundamental. Acreditamos que o debate sobre o ensino de sociologia por meio de uma nova perspectiva epistemológica – decolonial – que considere as especificidades da formação nacional brasileira e não mais uma perspectiva eurocentrada e etnocêntrica possa traduzir de forma mais autentica a realidade de nossa sociedade, ou seja, a descolonização do currículo. Descolonização entendia aqui a principio como mudanças epistemológicas e políticas na formação do currículo e teoria educacional.
Palavras-chaves: currículo, descolonização; ensino; sociologia.
Palavras-chave: currículo, descolonização, ensino, sociologia |