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ENESEB 2017
Resumo: 21-1

Oral (Tema Livre)


21-1

COMO SE RELACIONAM OS JOVENS NAS ESCOLAS: AGRUPAMENTOS IDENTITÁRIOS E SOCIABILIDADES ENTRE OS ALUNOS DE DUAS ESCOLAS DE FORTALEZA

Autores:
Germana Nayara Lopes Lima1
1 UFC - Universidade Federal do Ceará

Resumo:
A obrigatoriedade do ensino de Sociologia nas escolas de Ensino Médio no país reaproximou a Sociologia da realidade escolar brasileira, possibilitando uma nova onda de reflexões sobre a escola como espaço de sociabilidade juvenil. Afinal, o ambiente escolar é um dos lugares onde o jovem passa mais tempo fora de casa. Assim, pode-se entender esse ambiente como relevante para os estudos das culturas juvenis e suas relações sociais. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender de que forma ocorre a dinâmica da sociabilidade juvenil na escola, a partir da perspectiva conceitual das culturas juvenis e dos estilos de vida. Percebe-se, assim, que o jovem que frequenta a escola forma agrupamentos identitários os quais forjam sentimentos de pertença e geram alianças e conflitos no ambiente escolar. Dessa forma, a pesquisa pretende aprofundar como se dão as relações entre os diversos agrupamentos identitários na escola, bem como as formas como o núcleo gestor interage com eles. Assim, busca-se partir da identificação dos grupos formados pelos jovens dentro da escola e analisar as relações (ora pacíficas, ora conflitivas) entre estes, além de procurar perceber como o núcleo gestor se posiciona em meio a tais relações. A pesquisa está sendo realizada em duas escolas públicas de bairros de periferia de baixa renda de Fortaleza mediante observação de campo, conversas informais, grupos focais e entrevistas semi-estruturadas com os jovens estudantes.

Palavras-chave:
 Sociabilidades, Juventudes, Ensino Médio