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22-1 | "As perguntas que não calam, consentem?" Notas e observações sociológicas sobre educação sexual. | Autores: | Fernanda Naiara da Frota Lobato1 1 UFC - Universidade Federal do Ceará |
Resumo: A política pública de educação básica cearense apresenta inúmeros desafios, os quais convocam o desenvolvimento de saberes plurais. Neste contexto o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Sociologia surge como uma ferramenta importante, reverberando em questões acerca do currículo, da ética e da formação, atravessadas pelo cenário político-social. O presente estudo e relato de experiência têm como objetivo refletir sobre a educação sexual e seus efeitos no alunado, sobretudo nas meninas. Bem como visa pensar a transversalidade e interdisciplinaridade do tema no currículo escolar de uma escola de Fortaleza. A metodologia se deu a partir do método de observação participante, acompanhamento de aulas e realização de atividades em turmas de ensino fundamental e médio. Assim, percebe-se a necessidade de incluir o debate e a informação sobre educação sexual e gênero no currículo escolar, principalmente tranversalizando o tema através das ciências humanas, como a sociologia, que nesse caso em específico foi dispositivo de esclarecimento.
BRASIL. Plano nacional de educação em direitos humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, 2007.
CARREIRA, Denise et al. Gênero e educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais. São Paulo: Ação Educativa, Cladem, Ecos, Geledés, Fundação Carlos Chagas, 2016.
VENTURA, Miriam. Direitos Reprodutivos no Brasil. 3 ed. Brasília: UNFPA, 2009. Palavras-chave: Escola, Gênero, Sexualidade |