Oral (Tema Livre)
28-1 | Discussão de gênero a partir do Jogo “Violetas: Cinema e Ação no enfrentamento da violência contra a mulher" | Autores: | Fernanda Mendes Dias1, Gabriel Borges Fonseca1, Luana dos Santos Godoy Ramos1, Leticia Maia De Paula Pinto1 1 UNB - Universidade de Brasília |
Resumo: A sociologia visa a construção do pensamento crítico, entre sua seus estudantes assim como sua formação cidadã. Esta oficina tem como objetivo utilizar o jogo de tabuleiro Violetas para abordar o tema gênero dentro da sociologia no ensino médio. Espera-se proporcionar às aos participantes reflexões acerca da violência contra a mulher, discutindo os processos de construção dos padrões de gênero na sociedade, suas relações e desigualdades, o movimento de luta das mulheres, entre outros, de forma lúdica e colaborativa.
A o professora or da educação básica pública, lida com diversos desafios cotidianos que lhe impelem a constante recriação da atuação docente. Essa oficina sugere uma estratégia de ensino que proporciona às aos professoras es e estudantes uma aprendizagem mais dinâmica, coletiva e que conecta os conteúdos escolares à realidade social, em especial, a da o própria o estudante, já que mobiliza conhecimentos sobre obras cinematográficas e políticas públicas, além de conceitos de estudo das ciências sociais- como machismo,violência doméstica, entre outros.
Podem participar até 32 pessoas, utilizando de 2 a 4 jogos de tabuleiro Violetas. Nas primeiras partes da oficina haverá uma apresentação das regras e instruções do jogo e sua execução; e na terceira um momento destinado a conversar com as os participantes sobre suas impressões e quais as possibilidades e limites da discussão de conteúdos socioantropológicos a partir do jogo Violetas em sala de aula.
Palavras-chave: Gênero, Violência Contra a Mulher, Jogo de Tabuleiro, Enfrentamento Coletivo, Material Pedagógico |