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ENESEB 2017
Resumo: 33-1

Oral (Tema Livre)


33-1

TRABALHO DOCENTE E OS DESAFIOS DO ESTÁGIO NAS LICENCIATURAS DE SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS

Autores:
ANGELA MARIA SOUSA LIMA1,2,3, Sandra Maria mattar2,3, Jorge Henrique Fuentes 3
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2 PUC - pontifícia universidade católica, 3 SEED-PR - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Resumo:
Pretendemos problematizar experiências e reflexões de ensino/pesquisa/extensão que envolvem diretamente o estágio nas licenciaturas em Sociologia/Ciências Sociais, tratando do seu lugar nos processos de reformulação curricular, sobretudo após a publicação da Resolução CNE/CP02/2015, da BNCC e da Lei 13.415/17. Objetivamos debater os desafios enfrentados pelos supervisores de estágio no campo das escolas; o processo de precarização; as reflexões acumuladas sobre políticas públicas de estágio no Fórum Permanente das Licenciaturas da UEL (FOPE) e no Laboratório de Ensino de Sociologia (LENPES);problematizar as parcerias e as singularidades entre estágio e PIBID.Consideramos que refletir sobre os rumos do estágio significa debater os percursos da formação docente; a relação entre licenciatura/bacharelado; os impactos da reestruturação produtiva sobre o trabalho docente; a indissociabilidade entre teoria/prática; a intermitência da Sociologia como disciplina escolar no Ensino Médio; as contradições entre a formação e as exigências do mercado de trabalho; as parcerias entre universidade/Educação Básica; e os mais recentes desafios enfrentados nos processos de reformulações curriculares, seja no Ensino Superior ou no Ensino Médio.

Palavras-chave:
 trabalho docente, estágio , licenciatura, sociologia, formação docente