Oral (Tema Livre)
40-1 | As controvérsias sobre os estudos de gênero na educação e as contribuições da sociologia | Autores: | Ana Paula dos Santos1 1 UFT - Universidade Federal do Tocantins |
Resumo: A discussão sobre as questões de gênero tem atraído atenção de diversos segmentos da sociedade, alcançado visibilidade na mídia e nas redes sociais, além de ser alvo de disputas ideológicas e políticas na esfera pública. No Brasil, desde 2015, no campo da educação, observa-se um acirramento dessas disputas em razão da aprovação do Plano Nacional de Educação, que devido à pressão de setores conservadores do Congresso Nacional, retirou palavra "gênero" do documento final. Essa supressão, teve repercussão nos estados e municípios e representou um retrocesso na luta pelo combate à misoginia, sexismo, homofobia, transfobia e outras discriminações. O presente trabalho busca compreender as várias interpretações do conceito de gênero e de como ele se relaciona com as outras categorias de diferença que se expressam na sociedade. Através de análise documental, perceber como ocorreram historicamente as discussões de gênero na educação no Brasil, e através de revisão de literatura, analisar a inserção e as contribuições do campo da sociologia no debate de gênero. Entender essa categoria, implica compreender melhor as relações sociais, uma vez que elas são construídas culturalmente e estão presentes na escola. Porém é preciso explicar, por que são construídas desigualmente privilegiando o sujeito de sexo masculino e mantendo as hierarquias, e o ensino de sociologia, pode trazer esses temas para os currículos e contribuir para o fortalecimento desse debate. Palavras-chave: Educação, Estudos de Gênero, Sociologia |