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ENESEB 2017
Resumo: 42-1

Oral (Tema Livre)


42-1

Dama de má vida: a presença da Sociologia na Educação Profissional

Autores:
Alessandro Eziquiel da Paixão1
1 IFC - Instituto Federal Catarinense

Resumo:
O presente trabalho apresenta como objetivos analisar a presença da disciplina de Sociologia na Educação Profissional, especificamente nos Institutos Federais; e a percepção institucional desta presença. A Sociologia apresenta um histórico de ausência e presença no Ensino Médio brasileiro, e com a Lei n. 11.684/08 era obrigatória em todas as séries deste nível de ensino. Os Institutos Federais, criados em 2008, apresentam a proposta de articular Ensino Médio à Educação Profissional, buscando uma formação que conjugue a educação de nível médio com formação profissional. No projeto dos Institutos Federais, esta articulação têm como um dos seus objetivos, a superação entre a formação para o trabalho e a formação para a continuidade dos estudos, o trabalho manual e o trabalho intelectual. Analisando as matrizes curriculares de cursos do Ensino Médio integrado à Educação Profissional de um Instituto Federal é possível perceber a presença mínima da Sociologia nos currículos. A percepção institucional desta presença apresenta a disciplina ora como uma forma de doutrinação marxista; ora como disciplina que deve apresentar um caráter moralizante; ou ainda como disciplina & #8243;acessória & #8243;. Percepções estas que podem ou não ser reforçadas pela reforma do Ensino Médio que encontra-se em andamento.

Palavras-chave:
 Sociologia, Ensino Médio, Educação Profissional