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ENESEB 2017
Resumo: 44-1

Oral (Tema Livre)


44-1

PIBID e CODAP: por uma sociologia revessa

Autores:
Josevânia Nunes Rabelo1, Marília Oliveira de Jesus1
1 UFS - Universidade Federal de Sergipe

Resumo:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) iniciou no Colégio de Aplicação (CODAP) no ano de 2014. Então, temos um espaço de tempo, de quase 03 anos, para exploramos uma compreensão dos resultados da inserção dos bolsistas no Colégio. Procuraremos a partir de 06 entrevistas abertas, sendo 03 egressos e 03 atuantes, para identificar o diálogo produzido em torno da sociologia entre o professor da disciplina e os bolsistas. Convém destacar que a característica principal do programa se define pela tríplice relação institucional da Universidade-Escola e seus agentes operantes, o qual poderíamos decifrar como uma dupla parte de um processo construído mediante a interação de alunos e professores, em graus diferenciados (Superior e Ensino Médio). O quadro formado, nesse jogo, induz a uma constante ressonância das ações propostas em sala de aula, advindo uma vigilância do ato educativo a incidir em uma questão primária: a contribuição da sociologia para a Educação Básica e a possibilidade de potencializarmos uma trilha de aperfeiçoamento humano, como trabalhado por Wallerstein (2002) em sua problematização da Ciência Social para o século XXI. O desdobramento dessa posição implica colocar que o significado de revessa, exposto no título, condiz com a ideia de sublinharmos a constante interferência dos pibidianos, na sala de aula, e a experiência de fazermos da sociologia um encontro de situações propícias do olhar para si mesma, no contexto da Educação Básica.

Palavras-chave:
 Sociologia, Educação Básica, PIBID