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ENESEB 2017
Resumo: 49-1

Oral (Tema Livre)


49-1

Aprendizagem como qualificação: os " pibidianos" e o sentido prático do PIBID de Sociologia da UFC

Autores:
Alef de Oliveira Lima1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
O presente artigo versa sobre os processos de aprendizagem da docência que são ensejados no campo da formação profissional, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) /subárea de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Enquanto estrutura metodológica o texto baseia-se em um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizadas em abril de 2014, contando também com o uso reflexivo do diário de campo do pesquisador, principalmente como forma de desnaturalizar as relações do mesmo na condição de bolsista. O argumento central estabelece-se no entorno de uma compreensão de que o Programa se estrutura como um agrupamento de interconhecimento, e que a docência qualificada é fruto de um processo de engajamento na prática do magistério. Incluindo outros aspectos concernentes à escolha pela licenciatura, a vivência no PIBID e a opção de pela carreira docente dos próprios bolsistas. Objetiva-se, ainda, pensar a utilidade de alguns conceitos advindos do agir disposicional (Lahire, 2001) e da aprendizagem da/na prática (Lave, 2012), na condição de premissas teóricas importantes para problematizar a qualificação docente. Assim, alguns dos resultados encontrados na análise das entrevistas são as diferentes conjunções de elementos subjetivos que produzem um sentido prático para o PIBID, não apenas na condição de política educacional – mas, como interface de interação entre a escola, a profissão e as sociabilidades.

Palavras-chave:
 Aprendizagem, Qualificação, PIBID, Prática