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ENESEB 2017
Resumo: 50-1

Poster (Painel)


50-1

Sociologia no Ensino Médio Público do Rio de Janeiro e a distribuição de carga horaria: impactos, conflitos e relações de poder no ambiente escolar

Autores:
Paula do Carmo Neves da Silva1
1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo:
No bojo das disputas sobre a obrigatoriedade da Sociologia no EM, no ano de 2016 a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) celebrou um acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) estabelecendo aumento de carga horária para a Sociologia. Diante do quadro, coloca-se o questionamento sobre a efetividade prática da medida e seus impactos no ambiente escolar. Considerando tais elementos, a pesquisa questiona: (1) em que medida o acordo se efetivou na prática?; (2) quais os impactos nas relações de poder entre professores de diferentes disciplinas e áreas do conhecimento na escola?; (3) quais os impactos percebidos pelos professores de Sociologia, tanto no debate pedagógico com seus alunos, quanto no relacionamento com os colegas de outras áreas? Metodologicamente, para responder a tais questões, a pesquisa realiza um estudo de caso na Região Metro IV no Estado do Rio de Janeiro, fazendo entrevistas qualitativas com diretores das escolas dessa região e com professores que atuam na Educação Pública Básica. A pesquisa está em andamento, mas como considerações prévias aponta-se que houve incremento do conflito e disputas de poder entre os docentes das diferentes áreas do conhecimento; que nem todas as escolas adotaram a medida; e que os professores que gozam de mais tempo entre os seus alunos percebem positivamente a medida em termos de possibilidades de construção de conhecimento sociológico em nível escolar.

Palavras-chave:
 Sociologia, Ensino Médio, Rio de Janeiro, Carga Horária