Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 52-1

Oral (Tema Livre)


52-1

A reforma da Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT: entre os limites e as possibilidades contextuais para mudanças

Autores:
Silvana Maria Bitencourt1, Telmo Antonio Dinelli Estevinho1
1 UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo:
O presente trabalho aborda o atual processo de reforma que está ocorrendo no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT. Essa reforma atende as novas diretrizes implementadas pelo Ministério da Educação por meio de uma resolução específica, cujo teor ressalta a construção de uma identidade própria para os cursos de licenciatura. Analisando o histórico da disciplina Sociologia no ensino médio bem como as recentes reformas impostas pelo MEC na estruturação curricular, fatores estes que impactam diretamente na formação de professores, este trabalho tem como objetivo analisar as limitações e as possibilidades contextuais que o curso de Ciências Sociais da UFMT vem enfrentando diante deste contexto. Para atingir este objetivo será realizado uma análise documental dos processos correspondentes a reforma do ensino médio ao lado dos documentos que normatizam a reforma das licenciaturas. Nesse sentido, serão observadas e analisadas as reuniões da comissão de reforma do curso de Licenciatura a fim de compreender as principais dificuldades encontradas para atender e interpretar esses documentos, considerando o projeto pedagógico vigente. As mudanças propostas alteram a estrutura curricular impactando também a formação de professores, direcionando o curso de Ciências Sociais para reformas pontuais e não estruturais. Podemos concluir que a reforma não atinge problemas centrais como a atual evasão e a articulação entre teoria e prática profissional.

Palavras-chave:
 Formação de professores, Ensino de Sociologia, Reforma da Licenciatura