Oral (Tema Livre)
54-1 | ENSINO DE DIVERSIDADE E GÊNERO: CONTRIBUIÇÕES DA ESPECIALIZAÇÃO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA-GDE PARA O ENSINO MÉDIO EM GOIÁS | Autores: | SULIVAN CHARLES BARROS1 1 UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
Resumo: O presente trabalho se propõe a discutir de que forma as teorias feministas e a teoria queer em suas distintas vertentes nos estudos sobre gênero e sexualidades tem sido debatidas nos cursos de formação de professoras e professores no estado de Goiás que irão atuar no Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de um terreno arenoso, que se constitui em torno de construções ainda muito naturalizadas, objeto de tabu, silenciamento e portanto, pouco debatidas no cotidiano escolar. Assim, temos como objetivo principal traçar um panorama dos desafios na formação continuada de educadores através da experiência do curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola- GDE e, mais propriamente a partir de relatos de experiência de professores da disciplina de Sociologia, no Ensino Médio, e que foram aluno/as cursistas do GDE, sobretudo, a partir da participação, na plataforma Moodle, nas disciplinas “Gênero” e “Sexualidade e Orientação Sexual”. Palavras-chave: GÊNERO, DIVERSIDADE, ENSINO MÉDIO, GOIÁS |