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ENESEB 2017
Resumo: 55-2

Oral (Tema Livre)


55-2

EM CURTA SOCIOLOGIA: IMAGENS DO APRENDER - INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores:
Igor José Quintans de Moura1, Leandro da Silva Boaretto1, Maria Valéria Barbosa1, Renata Nogueira Menezes1, Tiago Vieira Rodrigues Dumont1,2
1 UNESP -FFC - MARÍLIA - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2 SEEDUC SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Resumo:
Esta oficina tem o intuito de contribuir metodologicamente com o processo de ensino e aprendizagem da Sociologia na Educação Básica. A experiência apresentada foi desenvolvida com turmas da 1º, 2º e 3º Séries do Ensino Médio, em uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Assim, o objetivo desta oficina é socializar o desenvolvimento dos trabalhos produzidos a partir da elaboração de curtas-metragens em uma perspectiva que possa potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Compreendemos que os curtas são filmes com uma duração em média de até 10 minutos, desenvolvidos com finalidades artísticas, educativas, de entretenimentos e até comerciais, etc., ou seja, visa debater de forma criativa um tema a partir de um ponto de vista específico. Tendo como suporte teórico-metodológico a Teoria Histórico-Cultural (THC), buscou-se desenvolver em conjunto com os estudantes do Ensino Médio a elaboração de ferramentas que pudessem despertar neles a necessidade de um novo sentido para as relações pedagógicas na escola, por meio de atividades de cunho científico, que permitiram colocar os estudantes em novos espaços de debates que os aproximassem do conteúdo curricular. Tal processo possibilitou construir uma participação efetiva de cada estudante como protagonista das diferentes etapas da atividade, o que tornou positivo o resultado do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos sociológicos que foram abordados pelos estudantes nos curtas metragens. Para: 40 pessoas.

Palavras-chave:
 Ensino de Sociologia, Curtas-metragens, Teoria histórico-cultural