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ENESEB 2017
Resumo: 58-1

Oral (Tema Livre)


58-1

Por uma escola democrática: ensino de sociologia e sociologia pública

Autores:
Natan Rezende Flauzino1, Diogo Tourino de Sousa1
1 UFV - Universidade Federal de Viçosa

Resumo:
O papel dos intelectuais na vida pública requer permanente reflexão, com o objetivo de entender seu papel na construção da democracia. A sociologia, por instigar o debate sobre os problemas públicos e abordar temas que problematizam as relações sociais, merece atenção especial. A partir da obrigatoriedade da inclusão da sociologia no ensino médio, através da lei nº11.684/2008, a disciplina transpõe os limites das universidades, atingindo o cotidiano dos jovens brasileiros. Por isso, a discussão sobre a elaboração dos conteúdos, as técnicas e métodos de ensino, vem sendo potencializadas na área, mesmo que a sua consolidação e legitimação não seja ainda uma realidade. Pelo caráter próprio da disciplina, o perfil de professores, sua formação e recrutamento, tornam-se um dos objetos que requer maior atenção das ciências sociais. Nesse sentido, a pesquisa teve como proposta inquirir os professores de sociologia do município de Viçosa-MG com o objetivo de traçar um perfil substantivo sobre sua formação e prática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, identificando o modo como os professores de sociologia apreendem a escola, sua atuação, a disciplina e seu papel. Posteriormente, a pesquisa analisou os modelos formativos e os currículos aos quais estes docentes foram submetidos. Por fim, foram analisadas as políticas de fomento à formação docente na Universidade Federal de Viçosa, com o propósito de refletir acerca do papel da disciplina na construção da democracia no país.

Palavras-chave:
 Sociologia, Educação, Professor