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ENESEB 2017
Resumo: 61-1

Oral (Tema Livre)


61-1

Graffiti no IFMT: arte como suporte politizador e de divulgação do Patrimônio Cultural dos Enawene Nawe

Autores:
CLAUDYANNE RODRIGUES DE ALMEIDA1, GABRIELA NEVES PAULA DE SOUZA3
1 IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MT, 2 IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MT, 3 UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Resumo:
O projeto constituiu em atividades de produção e avaliação de práticas artísticas/sociais, por meio da construção de um coletivo de jovens, que após pesquisas, reflexões e desenhos, grafitaram imagens em espaços do IFMT. Os temas base foram: sustentabilidade socioambiental e divulgação do Patrimônio Cultural da região. Baseada nas técnicas do stencil e nos conceitos de Intervenção artística (Nelly Richard) e performance (Schechner), a pesquisa se apropriou do espaço do campus e alcançou o potencial politizador do graffiti de incitar o senso crítico dos jovens utilizando uma linguagem verbal e visual atraente e de fácil identificação com os dramas juvenis. Como produtos finais da pesquisa, foi montada uma Mostra de Arte na Casa de Cultura da cidade com diversos elementos da memória das produções artísticas no campus e um grafitaço no muro do Centro da cidade. Focamos na extensão,ultrapassando os muros da instituição para atingir/contaminar/intervir a comunidade. A Mostra - “Olhares REinventados” apropria a perspectiva da antropologia visual quando toma a imagem como um texto que deve ser interpretado. As atividades proporcionaram ampliação de conhecimentos sociológicos e a divulgação do Yaokwa- rito da etnia Enawene Nawe tombado pelo IPHAN e UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Acreditamos que divulgar faz parte do processo de valorizar, perceber de forma apurada, pôr luz, contribuindo assim para minimizar os preconceitos e estereótipos tão presentes na região.

Palavras-chave:
 graffiti, arte-educação, antropologia, discussão étnico-raciais, patrimônio cultural