Oral (Tema Livre)
63-1 | Os desafios da Sociologia do Ensino Médio no IFG campus Goiânia: uma perspectiva a partir dos estudantes do curso de Instrumento Musical | Autores: | Nayala Nunes Duailibe1 1 IFG - Instituto Federal de Goiás, 2 IFG - Instituto Federal de Goiás |
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um panorama do Ensino de Sociologia a partir das experiências de ensino e aprendizagem no ano de 2016, especialmente, para o 2º e 3º ano do Médio Técnico em Instrumento Musical do IFG- campus Goiânia. O ano de 2016 foi particularmente expressivo, pois contou com greves docentes, administrativas e a Ocupação – experiência política promovida pelos estudantes. O contexto de aulas, de aprendizado, de tarefas, de trabalhos dos movimentos políticos estudantis foram fecundos para pensar e problematizas os diversos conteúdos propostos. Os desafios de lecionar Sociologia num processo de mudança política, da efervescência dos acontecimentos e das arbitrariedades que culminaram nas ações de greve e nas mudanças estruturais dos paradigmas da educação brasileira. Os alunos, sobretudo, os de Instrumento Musical vivenciaram a experiência de mudança de professor, participaram de maneira ativa das Ocupações, vivenciaram as dinâmicas de aprendizado que atrelou os conteúdos de sala de aula com a prática de vida. Essas experiências se expressam em narrativas, textos, histórias e contextos representativos dos alunos sobre nos quais o desafio de ensinar a Sociologia torna-se mais evidente. Palavras-chave: Sociologia , Ensino Médio, Relatos de experiência , Atualidades docentes, IFG |