Poster (Painel)
64-1 | O Ensino Médio no Brasil: análise comparativa das múltiplas desigualdades sócio educacionais nas microrregiões do Paraná. | Autores: | Daniel Victor Vicente1,2, Lucas Rodrigues Thomaz1,2, Luciane Santos1,2, Adriana Andrela Camponez1,2, Ileizi Luciana Fiorelli Silva1,2 1 UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2 OBEDUC-CAPES - Observatório da Educação-CAPES |
Resumo: Esta pesquisa analisou a situação de incidência das desigualdades socioeducacionais no Ensino Médio no Brasil e no Paraná. Os modelos de análise dos dados tiveram como variáveis a cor, sexo, etnia e as modalidades da educação. Foram realizadas análises comparativas entre os dados dos indicadores de fluxo, do perfil dos estudantes que realizam o ENEM e das suas pontuações nas referidas provas. O objetivo foi o de evidenciar as ligações entre os índices de promoção, evasão e repetência, as pontuações nas provas do ENEM e as condições das escolas públicas e das escolas privadas. As bases de dados iniciais foram o CENSO ESCOLAR, o IDEB, Cadastro Dos Docentes, os questionários respondidos pelos estudantes que realizam o ENEM, o ENEM em todas as suas dimensões, os Censos Demográficos de 2000 e 2010 do IBGE e as bases da UNICEF/ UNESCO. Os resultados encontrados indicam uma ampliação do acesso dos diferentes grupos sociais à escola de Ensino Fundamental, índices de 60% de matriculas de jovens na idade entre 15 e 18 anos no Ensino Médio, e a persistente reprodução das desigualdades quando analisamos o desempenho no ENEM e os destinos dos estudantes no sistema escolar por cor, raça, sexo, renda, escolarização dos responsáveis (ou do pai ou da mãe) e trabalho.
Esta pesquisa é financiada pela CAPES no âmbito do Programa Observatório da Educação-OBEDUC. O OBEDUC das Ciências Sociais da UEL teve bolsistas e verbas de custeio de 2013 a 2017. Palavras-chave: Desigualdades, Ensino Médio, Paraná |