Oral (Tema Livre)
64-2 | Entre a sociologia da reprodução e a sociologia do sujeito: percursos teóricos das pesquisas nas escolas de Londrina e região a respeito das percepções dos estudantes. | Autores: | Ileizi Luciana Fiorelli Silva1,2, Daniel Victor Vicente1,2, Jessica Josiane Schmidt1,2 1 UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2 OBEDUC-CAPES - Observatório da Educação-CAPES, 3 LENPES - Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia |
Resumo: Este texto apresenta o percurso de elaboração teórico-metodológica das pesquisas realizadas nas escolas com estudantes, desde a perspectiva da sociologia da educação francesa de Bourdieu, Dubet, Lahire e Charlot. O centro do debate teórico concentra-se entre a sociologia da reprodução e a sociologia do sujeito. As atividades de extensão do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia-LENPES UEL_, iniciadas em 2007, em Ortigueira-PR e estendidas para Londrina e região_, ensejaram a formulação de vários problemas de pesquisa relacionados aos fatores internos e externos dos processos de ensino e aprendizagem das escolas. Os fenômenos da evasão, da repetência, da indisciplina, do fracasso, do sucesso e da adesão à escola apareciam reiteradamente como desafios da pesquisa sociológica. Organizamos o Observatório da Educação-OBEDUC, em 2013 e nesse espaço decidimos enfrentar o debate teórico em torno da relação dos jovens com os saberes e com a escola. Destacamos que as reflexões da sociologia da educação francesa, desde a perspectiva de Bourdieu, produzia encaminhamentos teóricos e metodológicos a partir dos processos de reprodução e de produção dos sujeitos. Os trabalhos dos autores citados acima expressam o esforço intelectual, desde uma sociologia da experiência, dos indivíduos e da relação com o saber, para apanhar as gêneses do habitus diretamente nas ações, experiências, disposições e motivações no diálogo com a antropologia e psicanálise. Palavras-chave: Sociologia, reprodução , sujeito, escola, estudante |