Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 70-1

Oral (Tema Livre)


70-1

Música e poesia nas aulas de Sociologia

Autores:
Gessika Carvalho1, Carlos Alexsandro de Carvalho Souza1, Marcus Roberto Santos1
1 IFAL - Instituto Federal de Alagoas

Resumo:
A oficina objetiva trabalhar a utilização de letras de músicas e de poesias como recursos pedagógicos nas aulas de Sociologia no ensino médio. Tais ferramentas didáticas podem ser úteis para motivar a aprendizagem, favorecer a memorização de conceitos e teorias, e desenvolver a “imaginação sociológica”. A oficina pretende abordar as possibilidades e os limites no uso desses recursos nas aulas, considerando que a objetividade, a contextualização, o foco e o distanciamento do senso comum são fundamentais para este trabalho. Discutirá também questões importantes sobre como otimizar o tempo de aula; a dificuldade de professores que lecionam e não são formados na área; como trazer elementos partindo da realidade dos alunos através das músicas e das poesias. Utilizar recursos como letras de músicas e poesias é também fundamental não apenas para a abordagem dos conteúdos curriculares propostos de maneira mais lúdica, mas, sobretudo, para o florescimento de competências que as ciências sociais procuram estimular, como a interpretação, a relação entre fontes variadas de informação, o estranhamento e desnaturalização a partir de narrativas poéticas sobre os fenômenos sociais. Em suma, maximizar as possibilidades de interpretação dos fenômenos cotidianos utilizando meios que fazem parte do universo simbólico dos jovens estudantes, sem abrir mão da bússola de orientação sociológica e das prescrições pedagógicas. Materiais: data show, caixa de som, violão. N de participantes: 30.

Palavras-chave:
 Sociologia, Música, Poesia