Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 73-1

Oral (Tema Livre)


73-1

Quando a escola vira cárcere: notas para um estudo dos controles de fluxos de pessoas na rede pública de ensino através do uso de trancas, grades e cadeados.

Autores:
Marcos Verissimo1
1 INCT-INEAC / UFF - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflito, 2 UFF - Universidade Federal Fluminense

Resumo:
O objetivo da presente proposta é contribuir com a discussão do GT a partir descrição da utilização de dispositivos ditos “de segurança” (trancas, grades, cadeados etc) como parte das estratégias de controle de fluxos de pessoas no interior e entorno de uma escola pública de ensino médio, da rede estadual de ensino, localizada na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. A inclusão de portas de grades com cadeados que antes não haviam no desenho original da escola, separando o primeiro e o segundo andar, exige o emprego de pessoas que em determinados momentos controlam quem pode e quem não pode passar pelas grades. No momento do recreio, todas as portas das dezenas de salas de aula são trancadas, e o segundo andar é evacuado. Tais procedimentos executados todos os dias com esmero demonstram o esforço que a administração da escola aplica neste tipo de controles dos fluxos e dos comportamentos dentro da escola, caracterizado pelo amplo emprego de tais dispositivos “de segurança” que também podem isolar e confinar pessoas. O proponente atua na escola como professor das disciplinas de sociologia e filosofia, e a base do texto é etnográfica, dentro de uma proposta de descrever e interpretar tais procedimentos adotados na escola no contexto das discussões sobre diferentes formas de violência que podem ocorrer nos espaços das escolas públicas.

Palavras-chave:
 Escola Pública, Dispositivos de Segurança, Violência, Conflitos, Representações