Poster (Painel)
76-1 | Sociologia, ensino de ciências e iniciação cientifica. | Autores: | Vanessa Mutti1 1 IFBA - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia |
Resumo: O presente artigo propõe o ensino das ciências e a iniciação cientifica como temática balizadora e introdutória para o contato inicial do estudante ingresso no ensino médio através da disciplina Sociologia. Diante das práticas cotidianas em sala de aula tem sido possível perceber dois fenômenos. O fato de que existe por parte do corpo discente uma visão equivocada e menosprezadora da elaboração da pesquisa científica na escolha às fontes científicas e na execução, em que, geralmente, utilizam o conhecido know-how de “copiar e colar”. E a crença equivocada de que a ciência é um conhecimento inalcançável e restrito a determinados grupos, personificados por pessoas de guarda-pós brancos e intelectuais barbudos.
Por outro lado, as exigências propostas pelas Diretrizes Curriculares e PCNs preconizam a pesquisa como principio pedagógico que possibilita o estudante torna-se protagonista na investigação e na busca de respostas em um processo autônomo de construção e reconstrução de conhecimentos. Sendo assim, considerando as exigências e os fenômenos reproduzidos nas salas de aula, a proposta desse trabalho é fundamentar sobre o imprescindível fio sociológico que permite ao estudante conhecer e compreender os matizes sociais, culturais e políticas que originam o lugar diferenciado para as ciências. Além de Compreender e problematizar a respeito do contexto histórico-social que é gerador, e ao mesmo tempo, fomentador das demandas assumidas pelo fazer científico.
Palavras-chave: iniciação científica, ciência, educação profissional , pesquisa, ensino médio |