Oral (Tema Livre)
81-1 | As concepções de sociologia nos livros didáticos para a disciplina: quê sociologia é esta? | Autores: | ANA MARTINA BARON ENGERROFF1 1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina |
Resumo: Neste trabalho são apresentados os resultados de pesquisa envolvendo os seis livros didáticos para o ensino de Sociologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2015, em que se buscou analisar os significados de sociologia contidos nestes livros, com base na teoria dos campos e habitus de Bourdieu. Com a obrigatoriedade da disciplina de sociologia para o ensino médio através da legislação aprovada em 2008, fruto das mobilizações de diversas vertentes (político-institucional, sindical, acadêmica, escolar, dentre outros), fomentou-se o mercado do livro didático voltado ao ensino de sociologia, ampliando-se não só o número de livros aprovados no PNLD, mas também o debate acerca do ensino de sociologia e os discursos acerca da disciplina contidos nestes livros. Propagava-se uma sociologia ideologicamente engajada da mudança social, com a formação do aluno cidadão como meta, ao mesmo tempo em que nestes livros foi possível localizar uma preconização de uma sociologia cidadã, com o aspecto cívico e moralizador circundante, e ainda uma sociologia assentada no viés acadêmico e científico, demonstrando a contínua disputa dos significados de sociologia pelos diferentes agentes mobilizados através do livro didático. Não obstante as recentes modificações no formato do ensino médio que retira a obrigatoriedade da sociologia anteriormente conquistada, mantém-se aceso o debate e disputas acerca dos significados da sociologia escolar e também da importância dos livros didáticos. Palavras-chave: livro didático, concepções de sociologia, disputa de conceitos |