Oral (Tema Livre)
83-1 | O Ensino de Sociologia no Colégio Pedro II: passado, presente e futuro | Autores: | Lier Pires Ferreira3,4,1, Luiz Felipe Bon1 2 CP2 - Colégio Pedro II, 3 PPGCPRI/UCAM - Universidade Cândido Mendes, 4 IBMEC/RJ - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais |
Resumo: O Colégio Pedro II tem uma longa história no ensino de Sociologia, sendo a primeira instituição brasileira a inserir a disciplina em seus currículos, nos anos 1920. Com o fim da ditadura civil-militar, em 1985, os movimentos de sociólogos e educadores realizaram intensas mobilizações pela retomada da Sociologia no Ensino Médio. No Rio de Janeiro, estas mobilizações foram capitaneadas pela Associação Profissional dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro (APSERJ), com o apoio de professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pontifícia Universidade Católica (PUC), dentre outras. Neste quadro, o Pedro II também foi pioneiro na reinserção da Sociologia no Ensino Médio, a partir de 1994.
O presente papper apresenta a experiência do Ensino de Sociologia no Colégio Pedro II desde os anos 1990. O trabalho irá debater as principais medidas adotadas pelo Departamento de Sociologia nos 09 campi nos quais opera as disciplinas Ciências Sociais (Ensino Fundamental II) e Sociologia (Ensino Médio). Também destacará as principais ações nas áreas de educação, pesquisa, extensão e cultura, incluindo a criação de laboratórios de ciências humanas e sociais, produção e divulgação científica, e construção de programas de pós-graduação voltados à formação do professor de Sociologia, numa perspectiva na qual o passado interage dialeticamente com as práticas presentes e com os desafios do presente/futuro.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Colégio Pedro II, Práticas Pedagógicas |