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ENESEB 2017
Resumo: 84-1

Oral (Tema Livre)


84-1

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO PIBID DE SOCIOLOGIA DA UFPI

Autores:
Bruna Karine Nelson Mesquita1
1 IFPI - Instituto Federal do Piauí

Resumo:
O intuito desta pesquisa consiste em apresentar as representações sociais dos bolsistas do PIBID de Sociologia da UFPI sobre a formação dos professores de Sociologia, bem como identificar as contribuições do programa para suas formações docentes. A fundamentação do estudo possui teor quali-quantitativo e está pautada na teoria das representações sociais elaborada por Serge Moscovici. Os dados foram coletados por meio de questionário sócio-demográfico, aplicação de Teste de Associação Livre de Palavras – TALP e questionário com perguntas abertas direcionadas sobre o ensino de Sociologia e a formação docente, sendo aplicados com vinte bolsistas em março de 2016. Através da análise dos dados foi possível compreender e refletir sobre a importância do PIBID na resignificação da formação inicial docente. Para os participantes, o programa mostra-se de grande relevância no processo de formação dos licenciandos por contribuir no processo de aperfeiçoamento e reflexão sobre a prática docente. Os bolsistas veem no programa um espaço de inter-relação entre teoria e prática, por ainda perceberem uma orientação mais tecnicista no curso de licenciatura voltada para a formação específica de bacharéis, corroborando para a construção de metodologias a serem utilizadas nos espaços escolares, que visam à aproximação dos alunos aos conteúdos sociológicos abordados tanto em sala de aula, como nas relações sociais que os alunos possuem cotidianamente.

Palavras-chave:
 Formação de professores, PIBID, Representações sociais