Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 87-1

Oral (Tema Livre)


87-1

A observação participante e o balanço do saber como metodologia para pesquisas sobre o ensino de Sociologia

Autores:
Ana Francisca Marques Nunes Rosa1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo analisar o uso de duas metodologias aplicadas a pesquisas sobre o ensino de sociologia na educação básica: a observação participante e o balanço do saber. Ambas foram utilizadas recentemente em minha dissertação intitulada “A relação dos alunos do ensino médio com os saberes sociológicos: O caso do Colégio de Aplicação da UFRJ”. Entendo como observação participante minha inserção na rotina de aulas de sociologia da turma, levantando hipóteses sobre as assimetrias que existem entre minha maneira de ver as coisas e a dos outros (Fonseca, 1999), no caso, dos alunos. Já como balanço do saber um texto escrito pelo aluno em resposta a uma pergunta feita pelo pesquisador, sempre abrangente e também por escrito. Os elementos mobilizados pelos alunos para responderem à questão revela o que lhes fora mais significativo naquilo que aprenderam ou suas percepções a respeito de uma disciplina. Para tanto, recorro as contribuições de Charlot (2000; 2008), Fonseca (1999), Magnani (2003), Rosistolato e Prado (2015) e Velho (2005). A análise das relações que os alunos estabeleceram com os saberes sociológicos a partir de ambas as metodologias oportunizou conhecer os alunos investigados em suas rotinas, superar a percepção dos jovens como um grupo homogêneo e conhecer suas motivações, perspectivas e expectativas sobre a disciplina de Sociologia.

Palavras-chave:
 Observação participante, Balanço do saber, Pesquisas sobre o ensino de Sociologia, Ensino de Sociologia na Educação Básica