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ENESEB 2017
Resumo: 90-1

Oral (Tema Livre)


90-1

“Estava na Escola sem ver o aluno”: Problematizando os desafios e limitações dos Estágios Supervisionados de formação de Professores do curso de Ciências Sociais

Autores:
João Daniel de Lima Simeão1
1 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo:
A obrigatoriedade os ensino da Sociologia na Educação básica fez emergir nos cursos de Ciências Sociais uma problematização mais aguçada sobre a importância do estudo destas ciências na formação dos jovens brasileiros, assim como oportunizar aos graduandos o aprimoramento de técnicas e métodos eficientes para discutir Sociologia nas múltiplas realidades da educação brasileira. Diante disso, objetivamos problematizar neste trabalho as limitações e fragilidades dos Estágios Supervisionados de Formação de Professores I e II, segundo a grade curricular do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, articuladas pelo Centro de Educação (CE) da mesma instituição. Reconhecendo que por dois semestres os alunos estagiários pouco convivem de forma real com a realidade da sala de aula e com a prática docente. Para tanto apresentamos discursos de graduandos que cursaram estas atividades obrigatórias, a fim de conceder dados empíricos para esta reflexão. Sustentaremos o debate observando as ementas e documentos da Universidade que expressam os objetivos destes componentes obrigatórios, além de dialogarmos com teóricos da área da educação que referenciam sobre a dinâmica dos estágios supervisionados. Em vista disso, pretendemos colaborar com a reflexão referente à formação de novos professores e, por conseguinte estabelecermos diálogos reflexivos sobre a conjuntura atual dos graduandos de Ciências Sociais.

Palavras-chave:
 Formação de Professores, Estágios Supervisionados, Grade curricular