Oral (Tema Livre)
94-1 | Colégio SESI Paraná e o ensino público: como o processo de ensino-aprendizagem modifica a perspectiva do jovem ao sair do ensino médio | Autores: | Helena Rodrigues de Farias1 1 PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
Resumo: A pretensão deste trabalho é analisar duas escolas de ensino médio, com propostas metodológicas diferenciadas, sendo uma da rede pública e outra da rede particular de ensino, aquela sendo parte da experiência de estágio supervisionado e esta uma experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do subprojeto de Sociologia. No que diz respeito à escola particular, as oficinas de aprendizagem fazem parte da proposta de um novo modelo de ensino, criado pela professora Marcia Ringón, presente no Colégio SESI Paraná, desde 2005. O objetivo da metodologia é fazer com que o aluno desenvolva sua autonomia e seja o protagonista, elegendo o que vai estudar por meio da escolha da oficina de aprendizagem. Os três anos do ensino médio são unidos em uma mesma oficina e os alunos sentam-se em equipes. Por outro lado, temos o ensino público que tem sofrido com o desgoverno do estado do Paraná e com o retrocesso do Governo Federal. Os professores são desvalorizados e não ocupam as disciplinas pelas quais são licenciados. A metodologia utilizada é de abordagem tradicional e mostra um ensino defasado, que não acompanhou as mudanças da sociedade. O aluno é apenas ouvinte e o professor é o detentor do conhecimento. Neste sentido, as instituições passam por uma análise comparativa de seus processos de ensino-aprendizagem e dos depoimentos de alunos do terceiro ano de ambas as escolas sobre suas expectativas e perspectivas para quando saírem do ensino básico. Palavras-chave: Ensino, Metodologia, Privado, Público |