Oral (Tema Livre)
95-1 | "Nativos digitais” x “Imigrantes digitais”: Impasses quanto a utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem.
| Autores: | Antonia Zeneide Rodrigues1 1 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Resumo: O presente artigo traz a problemática referente a utilização de aparatos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo geral é compreender os impasses existentes quanto a utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem; e mais especificamente, identificar as dificuldades encontradas pelos professores na adesão dos aparatos tecnológicos em suas práticas pedagógicas; além de compreender o choque geracional entre nativos e imigrantes digitais no que concerne ao mundo digital no ambiente escolar; Como maneira de compreender a sociedade em rede e suas dinâmicas e mudanças no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. Serão utilizadas as perspectivas teóricas de Castells, Serres, Palfrey; Gasser, dentre outros. No que se refere aos procedimentos metodológicos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da educação básica de Sobral/CE. Em suma, foi possível identificar as lacunas nesse processo devido a insuficiências na formação de professores; a resistência na adesão dos aparatos tecnológicos no processo de aprendizagem; a falta de planejamento dos professores para a utilização das TICs de maneira que contribua para melhorias no ensino; e ainda no que se refere aos alunos, a ausência de direcionamento e conscientização na utilização das tecnologias digitais de informação de maneira útil e construtiva para o desenvolvimento cognitivo.
Palavras-chave: Nativos Digitais , Imigrantes Digitais , ensino-aprendizagem, TIC |