Oral (Tema Livre)
98-1 | "O ensino de Sociologia no Ensino Médio
Integrado: limites, desafios e
possibilidades para a busca de uma escola
unitária."
| Autores: | Joel Júnior Cavalcante1 1 (IFPR) - Instituto Federal do Paraná |
Resumo: A presença da Sociologia no ensino médio, desde sua implementação no ano de 2008, configura-se como terreno de discussões com variadas interfaces. Entre as várias problematizações, as atribuições sobre a "função" dessa área do conhecimento no ensino médio suscitam nuances que vão muito além da conclamada justificativa da "necessidade de formação para criticidade e para o exercício da cidadania". Tais definições, mesmo não sendo equivocadas, reduzem a complexidade da função pedagógica (e por que não política) da Sociologia no ensino médio. Na educação profissional, em especial nos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, novo arranjo da rede técnica federal de ensino que enseja em sua lei de criação uma formação integral do homem, voltada ao "mundo social do trabalho", tal proposição é ainda mais intrigante. É possível trabalhar a Sociologia na perspectiva da educação profissional? De que maneira e com quais mecanismos podemos trabalhar a busca de uma "Escola Unitária", na concepção gramsciana, evocando um saber desinteressado e ao mesmo, estar atrelado às subsunções do capital? Em tempos de obscurantismo político, polarização ideológica e crescimento vertiginoso da onda conservadora em nosso país, consubstanciadas em reformas educacionais questionáveis e levantes ideológicos como o “Escola Sem Partido”, a Sociologia está novamente “em xeque”. Pensar essas novas dinâmicas recentes torna-se necessário.
Palavras-chave: Sociologia, Educação profissional e tecnológica, Ensino médio integrado, Escola unitária, Institutos Federais de Educação |