Oral (Tema Livre)
99-1 | Arte e experiência: afetando os sujeitos no ensino de sociologia | Autores: | Rodolfo Luiz Costa de Godoi1,2 1 SE-DF - Secretaria de Educação do DF, 2 PPGSOL - UNB - Programa de Pós-Graduação Sociologia - UnB |
Resumo: Compartilhar experiências e debater metodologias de educação em gênero e sexualidades a partir do sensível e do poético
A partir do conceitos de experiência (La Rossa), produção de presença (Hans Gumbrecht) e da crítica de Rita Segato aos paradoxos do relativismo, o objetivo é refletir sobre o trabalho com as artes atrelada ao ensino de sociologia como forma de se trabalhar pela sensível, poético e emotivo as realidades sociais de gênero, sexualidades e outras. Buscando assim avançar sobre os limites da lógica de transmissão e conteúdos, informações, dados ou teorias.
Partindo de minha experiência como professor de educação básica, e utilizando de abordagens sensíveis e poéticas, proponho um uso mais efetivo e denso das artes no ensino de sociologia que rompam com a perspectiva utilitária, e o empobrecimento das artes como formas mais fáceis ou simples de transmissão de conteúdo.
As artes demandam uma lógica fruição que tem de ser acompanhada e eficazmente trabalhada. Elas demandam um outro uso do tempo, e nao podem ser vistas como formas mais simples ou mais fáceis de trabalhar um conteúdo. Um única foto, um único poema, para ter capacidade de afetar a plateia e os estudantes precisam ser atravessadas por uma lógica da experiência e dos atravessamentos sensíveis.
Essa abordagem não nega o uso do racional, ou da reflexão crítica, mas coloca lado a lado com as demais metodologias em sua importância para o desenvolvimento cognitivo, ético, humano e sensível dos sujeitos. Palavras-chave: arte, experiência, gênero, sexualidades, sociologia |