Oral (Tema Livre)
101-1 | FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCANDOS: DIÁLOGOS ACERCA DA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA | Autores: | Vanessa Ribeiro1 1 UNESP- FFC - Universidade Estadual Paulista |
Resumo: O presente texto analisa a junção de teoria e prática a partir de projetos específicos que permitem discutir a formação dos licenciandos e dos alunos do Ensino Médio (E.M.), tendo como base o ensino de Sociologia. Considera-se que dentro da licenciatura os estágios obrigatórios cumprem a função de viabilizar esta junção, contudo, apresentam dificuldades para os futuros educadores na sua relação com a prática docente. Por isto, que projetos, como o Núcleo de Ensino e PIBID, voltados para estabelecer uma interlocução diferenciada da universidade com a escola se tornam fundamentais para a formação de licenciandos e também dos estudantes do E.M. dentro de outra proposição. Assim, considera-se que o desenvolvimento de atividades específicas em escolas públicas tem a importância da inserção de novos instrumentos e ferramentas para diminuir as dificuldades de aprendizagem. Com base no referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural, analisamos a formação do homem como um ser histórico e social, do qual em um processo de aprendizagem, transforma a si e ao seu entorno, internalizando e se apropriando dos conhecimentos aprendidos, neste caso com ênfase dos que são desenvolvidos no interior da escola. Desta forma, o objetivo central deste trabalho é apresentar os resultados que estes projetos proporcionaram na formação dos licenciandos e dos alunos do Ensino Médio. Palavras-chave: Formação de professores, Teoria Histórico-Cultural, Ensino de Sociologia, Formação de estudantes |