Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 105-1

Oral (Tema Livre)


105-1

Divulgação científica na Internet e o ensino de Sociologia na Educação Básica: O professor-divulgador na Cultura da Participação

Autores:
Viviane Toraci 1, Paloma de Castro1
1 FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco

Resumo:
O presente artigo discute os primeiros resultados alcançados pela pesquisa “Divulgação Científica na Internet e o Ensino de Ciências Humanas na Educação Básica”, realizada pela Fundação Joaquim Nabuco. A pesquisa tem como objetivo identificar como os professores de Ciências Humanas do ensino médio público pernambucano adotam conteúdos de divulgação científica publicados na Internet em sua prática profissional. Apresentamos os resultados alcançados na fase de mapeamento dos recursos disponíveis na Internet com conteúdos caracterizados como de divulgação científica em ciências humanas. Trazemos como achado a identificação de blogs com conteúdos de sociologia produzidos por professores da educação básica, dando ênfase ao uso da ferramenta como recurso didático-pedagógico. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e pesquisa exploratória na Web. Como resultado, foram identificados 56 endereços web caracterizados como produtos de divulgação científica voltados para as Ciências Humanas. Apresentamos um recorte na área de Sociologia com a análise de blogs produzidos por professores da educação básica, trazendo a discussão do lugar do professor entre o ensino de ciências e a divulgação científica no contexto da Cultura da Participação.

Palavras-chave:
 cultura da participação, internet, professor de sociologia