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ENESEB 2017
Resumo: 106-1

Oral (Tema Livre)


106-1

A sociologia ambiental, enquanto instrumento pedagógico na discussão de uma consciência ambiental para formação dos estudantes do ensino médio.

Autores:
DIRLEI ANDRADE BONFIM BONFIM2
2 POLIVALENTE - Colégio Estadual Polivalente de VCA BA

Resumo:
O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a sociologia ambiental enquanto instrumento pedagógico na discussão de uma consciência ambiental para formação dos estudantes do ensino médio. Objetivou-se contribuir para a criação de uma ferramenta na construção da cidadania para consciência ética e a prática ambiental dos sujeitos nas redes de ensino, bem como, nas multiplicidades das relações sociais, ainda como objetivo pautado em referenciais teóricos específicos; verificar os indícios de disciplinamento discente nas práticas, ações, atitudes na formação no processo educacional das comunidades escolares, voltados à mitigação dos problemas ambientais. A metodologia é a revisão de literatura, através da pesquisa bibliográfica, a pesquisa oferece um espaço para o questionamento, compreensão e reflexão sobre as condutas da comunidade escolar nas suas práticas cotidianas quanto ao processo ambiental, econômico e social das gerações futuras. Esta pesquisa contempla ainda a análise e reflexão crítica sobre a prática escolar ambiental no ensino médio. A sociologia e a educação ambiental constituem-se como alguns dos pilares da sociedade moderna atual. Trata-se de criar as condições para a ruptura com a cultura política e mercadológica dominante do sistema econômico vigente, para uma nova proposta para a participação cidadã, através da manifestação consistente e sem tutela nos processos decisórios, como precondições fundamentais para a transformação e consciência social.

Palavras-chave:
 sociologia ambiental, educação ambiental , ensino médio, construção da cidadania.