Poster (Painel)
107-1 | Desigualdade étnico racial no ambiente escolar. | Autores: | Beatriz Angelo de Moraes1, Richard Vambasters Camargo Cruz1, Lanna Ramos1 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
Resumo: A partir da necessidade de trabalhar o tema da desigualdade racial e étnica no Ensino Médio, o trabalho se refere às atividades desenvolvidas junto aos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio, com o intuito de aprofundar as discussões a respeito das desigualdades sociais no Brasil, tendo como eixo central as questões étnicas raciais. A atividade teve como objetivo, integrar as atividades da Semana de Consciência Negra organizada na escola. Desta forma, buscou-se aproximar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula com o contexto social em que os alunos estão inseridos, foi elaborada uma série de slides com imagens e textos para os alunos. O objetivo das atividades foi desnaturalizar conceitos ditos de senso comum. O método utilizado, parte dos trabalhos de Paul Willis, é de adaptar os conhecimentos científicos à realidade sociocultural dos estudantes possibilitando maior apreensão dos conteúdos. Foram utilizadas as pesquisas quantitativa e qualitativa para iniciar a discussão e no encerramento das atividades realizadas na Semana da Consciência Negra. A ideia de partir da realidade sociocultural dos estudantes para discutir os temas de caráter sociológico mostrou-se apropriada no que se refere a garantir a atenção e o comprometimento dos alunos. Apesar de o ambiente escolar ser complexo, existem métodos para a aproximação e apreensão dos estudantes com o conhecimento, a representatividade torna o conhecimento mais interessante, sendo um ponto importante para alunos negros. Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Racismo, Desigualdade |