Oral (Tema Livre)
108-1 | A História do Ensino de Sociologia no Brasil contada por meio dos periódicos acadêmicos: um estudo bibliométrico.
| Autores: | Marcelo Pinheiro Cigales1, Ana Martina Baron Engerroff1, James tholl1 1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 3 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina |
Resumo: A história do ensino de sociologia no Brasil tem sido narrada sob diversos aspectos que recorrem às principais instituições, personagens, ideias e documentos que normatizaram o seu ensino. Nos últimos anos, em especial a partir do contexto de inclusão obrigatória da disciplina no currículo da educação básica, houve o crescimento de pesquisas e consequentemente de publicações que buscam resgatar e recontar esta história. Tendo isto por base, este estudo tem como objetivo mapear os trabalhos que se dedicaram à história do ensino de sociologia publicados em dossiês nos periódicos acadêmicos localizados na base de dados CAPES entre os anos de 2000-2017. Por meio do método bibliométrico, buscamos: a) quantificar e descrever a produção de dossiês sobre ensino de sociologia em periódicos acadêmicos; b) analisar no interior desse formato de publicação os trabalhos que têm como foco a História do ensino da disciplina, e, c) conhecer os principais trabalhos que são utilizados como referências para contar essa história. Entre os principais resultados podemos destacar que os autores tendem a se auto-referenciar e que os livros, seguidos dos artigos em periódicos, são os tipos mais citados na bibliografia, o que nos auxilia na produção do diagnóstico do campo e da construção de uma narrativa mais lúcida acerca da sociologia escolar. Palavras-chave: História, Ensino de Sociologia, Dossiês, Periódicos , Bibliometria |