Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 109-1

Oral (Tema Livre)


109-1

Quando o ensino de Sociologia se torna tema de dossiês de periódicos acadêmicos

Autores:
Cristiano das Neves Bodart1, Ewerton Diego de Souza2
1 UFAL - Universidade Federal de Alagoas, 2 UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Resumo:
O presente artigo realiza uma “radiografia” das publicações acadêmicas sobre a temática “ensino de sociologia” sob o formato de dossiês (2007-2017). A atenção concentrou-se prioritariamente em três elementos constitutivos da publicação científica em questão: i) a revista; ii) os autores e; iii) os artigos. O termo “radiografia” é usado a fim de fazer alusão ao propósito de desvelar configurações não explícitas no conjunto da produção científica em questão, o que corrobora para a compreensão da História recente desse subcampo da Sociologia.

Palavras-chave:
 Ensino de Sociologia, Dossiês, História do ensino de Sociologia, Produção científica, Estado da arte