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ENESEB 2017
Resumo: 111-1

Oral (Tema Livre)


111-1

Os livros didáticos de Sociologia e os sentidos do ensino de Ciências Sociais na Educação Básica

Autores:
Valci Melo1,2
1 UFAL - Universidade Federal de Alagoas, 2 SEMED-SJT - Secretaria Municipal de Educação de São José da Tapera

Resumo:
O presente estudo investiga os sentidos atribuídos ao ensino de Sociologia nos livros didáticos aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. Para tal, à luz do materialismo histórico-dialético e da Análise do Discurso de filiação pecheutiana, realiza-se uma análise de corpus discursivo constituído pelos seis livros didáticos aprovados e recomendados pelo PNLD de 2015. Como resultado, destaca-se que os manuais didáticos contemporâneos atribuem ao ensino de Sociologia um sentido predominantemente formativo, apresentando-o como um tipo de conhecimento especializado e indispensável à formação de uma modalidade explicativa acerca da vida social, baseada no questionamento, na desnaturalização e na capacidade de relacionar fenômenos em nível micro e macro. Por fim, conclui-se que, embora seja a Sociologia, nos livros didáticos do PNLD 2015, convocada primeiramente a cumprir uma função formativa de cunho científico e “crítico”, sem pretensões elitistas ou intervencionismo patriótico, também repousa sobre a disciplina, nos referidos manuais, uma expectativa de que ela ajude os estudantes a tomarem parte nos movimentos de permanência e/ou transformação do mundo dos homens. Contudo, essa intervenção, ao tomar como horizonte máximo a suposta humanização da ordem social vigente, acaba naturalizando o projeto capitalista de sociedade e silenciando sobre a incompatibilidade entre capitalismo e igualdade social, justiça e democracia substantiva.

Palavras-chave:
 Ensino de Sociologia, Livro didático, Sentidos e expectativas, Análise do Discurso, Projeto Societário