Oral (Tema Livre)
112-1 | A LUTA HISTÓRICA PELA SOCIOLOGIA NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DA ABECS | Autores: | Thiago Ingrassia Pereira1 1 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul |
Resumo: O percurso curricular da Sociologia na Educação Básica aponta para sua intermitência, desafiando a criação e o desenvolvimento de uma comunidade científica atuante em debates políticos e pedagógicos nesta área do conhecimento. Contudo, o contexto de diálogos e articulações após a Lei Federal 11.684/2008 sinalizou a necessidade do aprofundamento de espaços de discussão nos quais a Sociologia Escolar fosse o tema principal. Nesse sentido, este trabalho procura reconstituir as justificativas, objetivos e desafios que permitiram a construção da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), entendida como agremiação inserida na luta política pela inclusão e desenvolvimento da disciplina de Sociologia na Educação Básica. Por meio da análise de documentos da entidade e de revisão bibliográfica pertinente, busca-se reconstruir este contexto, seus atores e posicionamentos, identificando aspectos que tornam relevante este espaço inovador. Sugere-se que a ABECS é parte de um esforço coletivo que brota da necessidade histórica de uma nova dinâmica não apenas acadêmica, mas, sobretudo política e de comunicação, inserindo-se em espaços virtuais com potencial dinâmico e mobilizador. Palavras-chave: Luta política, Ensino de Sociologia, ABECS |