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ENESEB 2017
Resumo: 113-1

Oral (Tema Livre)


113-1

INSTITUTOS FEDERAIS: CONCEPÇÕES DE CTS NAS LICENCIATURAS EM CIENCIAS SOCIAIS

Autores:
Rodrigo Rafael Fernandes1, Sidney Reinaldo da Silva1
1 IFPR - Instituto Federal do Paraná

Resumo:
Os Institutos Federais (IFs) apresentam em suas concepções e diretrizes um entendimento de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) voltado para a consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos sociais e culturais locais orientados por formas de inserção das tecnologias nas comunidades levando em conta o mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural, tendo em vista o desenvolvimento territorial sustentável e o desenvolvimento de tecnologias sociais. Trata-se da valorização da dimensão social da ciência e da tecnologia por meio do diálogo com o local e regional. Nesse sentido, quais concepções e entendimentos de CTS são apresentadas nos documentos que orientam formação de professores de sociologia nos IFs? Este estudo aborda a forma como Ciência e Tecnologia são apresentados nos documentos institucionais dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais no IFPR, no IFTM e no IFG. A análise é feita a partir da perspectiva da Teoria Crítica. O principal resultado da investigação refere-se à apresentação de um quadro discutindo como as propostas levam ou não em conta as indicações das políticas públicas supracitadas. Observa-se que as políticas são apropriadas de diferentes formas nos IFs mencionados.

Palavras-chave:
 CTS, Formação de Professores, Institutos Federais, Ciências Sociais