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ENESEB 2017
Resumo: 123-1

Oral (Tema Livre)


123-1

Interculturalidade, currículos e combate ao racismo em uma escola básica no Rio de Janeiro.

Autores:
Rogerio Mendes de Lima1, Fátima Ivone de Oliveira Ferreira1
1 CP2 - COLÉGIO PEDRO II

Resumo:
Nas últimas décadas, fatos cotidianos e dados de diferentes pesquisas têm demonstrado que o racismo é um fenômeno intrínseco às relações sociais no Brasil e elemento essencial para a compreensão das desigualdades de que são vítimas principalmente as populações negra e indígena. Nesse aspecto, uma leitura das diversas análises realizadas sobre a questão racial no Brasil nos permite identificar um duplo movimento para a construção, consolidação e manutenção da dominação racial. Um de caráter objetivo – ligado à negação das possibilidades materiais para que essas populações superem as desigualdades raciais – e outro de natureza subjetiva – relacionado às construções ideológicas sobre pertencimento e formação das identidades étnico-raciais. Compreendemos que o espaço escolar é um lugar central para o reconhecimento e o combate ao racismo. Desse modo, a pesquisa aqui apresentada se desenvolve em dois eixos. No primeiro, procura identificar o papel dos currículos escolares na persistência do racismo dentro e fora da escola, tomando como base programas adotados no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. No segundo, a partir da opção metodológica pela pesquisa-ação e à luz da perspectiva intercultural crítica e da pedagogia decolonial, realiza uma análise de intervenções pedagógicas anti-racistas que vêm sendo implementadas no ensino de Sociologia e que indicam caminhos e possibilidades para que a educação básica seja um exemplo de educação para a diversidade.

Palavras-chave:
 Combate ao Racismo, Currículos, Escola básica, Interculturalidade