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ENESEB 2017
Resumo: 124-2

Poster (Painel)


124-2

PROCESSOS EDUCACIONAIS NO MST: O CASO DA FORMAÇÃO DOS MILITANTES EM ASSENTAMENTOS DE UBERLÂNDIA DE 2015 A 2016

Autores:
Maria Laura Succi Grecco1
1 UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Resumo:
A proposta deste trabalho surgiu da ânsia de descobrir novas formas e metodologias que pudessem contribuir para o processo educacional do ensino de Sociologia. Segundo Freire (1968), o ensino bancário é um processo vivenciado na escola que deposita informações, cobra memorização e não é efetivo no aprendizado. Dada essa conjuntura, surgiu a indagação: existem outras formas de ensinar em outros espaços para além da escola tradicional? O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi analisado e as metodologias utilizadas se diferenciam da escola tradicional de maneira que possam contribuir para um ensino libertador. Foram percebidas e pontuadas quatro formas principais de aprendizado nos três assentamentos de Uberlândia-MG e comparadas com ensino-aprendizagem na escola tradicional. Foram elas: aprendizagem por meio da prática; aprendizagem por meio da teoria; aprender ensinando e adaptação e transformação da teoria à realidade do estudante. Estas formas, percebidas pela observação participante e a análise etnográfica, levaram a importância da inserção da prática dentro e fora das salas de aula, a teoria sendo embasamento e forma de legitimá-la; a constante troca de conhecimentos entre estudantes e o professor como facilitador para o ensino-aprendizagem; a relevância da aproximação entre a teoria e a realidade, tornando o conhecimento mais concreto e efetivo. A análise contemplou os seguintes autores: Sigaud, Gomes e Souza Peirano, Chaves e Bezerra Neto. PIBID/CAPES/UFU

Palavras-chave:
 PROCESSOS EDUCACIONAIS, MST, FORMAÇÃO DE MILITANTES