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ENESEB 2017
Resumo: 126-1

Oral (Tema Livre)


126-1

Diálogos e dilemas possíveis com/da Sociologia em um pré-vestibular comunitário em Belo Horizonte-MG

Autores:
Maurício Sousa Matos1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
A democratização do acesso ao ensino superior e a necessidade de superação das desigualdades sociais, educacionais e econômicas tem orientado a difusão de iniciativas coletivas de cursos pré-vestibulares populares e comunitários voltados em sua maioria aos sujeitos historicamente excluídos. Ao observar a ausência de discussões e abordagens com/da Sociologia nesta categoria de complementação escolar, o presente trabalho apresenta inquietações e elaborações provocadas pelo exercício docente voluntário em um pré-vestibular comunitário na periferia de Belo Horizonte-MG sob vivências e exames da prática cotidiana no ensino dessa disciplina. Partindo-se da presença ampliada da Sociologia - antes mesmo de sua obrigatoriedade no Ensino Médio - em vestibulares e no próprio ENEM, e motivado por indagações pra entender a escolha e a definição dos conteúdos dessa disciplina, e também o que diferenciaria a presença da sociologia na educação básica desta modalidade. Objetiva-se também evidenciar quais os possíveis papeis dessa disciplina a partir de problematizações sociológicas provocadas nos pré-vestibulandos, pensando-se as metodologias e abordagens de aprendizagem adotadas, buscando-se promover reflexões, (re)elaborações de sentidos, aprofundamento de críticas. E sobretudo da construção de um pensamento histórico-crítico que extrapole a mera apreensão dos conteúdos exigidos nos exames de admissão para acesso ao ensino superior.

Palavras-chave:
 Pré-vestibular comunitário, Acesso ao Ensino Superior, Sociologia