Oral (Tema Livre)
127-1 | "Eles não gostam de ler!": PIBID Ciênciais Sociais UFSC questionando desafios | Autores: | CAROLINE SANTOS1, HELENA MONACO1 1 UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2 UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
Resumo: Com o objetivo fomentar um espaço de aprendizado e aproximação com os estudantes para as licenciandas e, ao mesmo tempo, enfrentar um problema da cultura escolar que consiste nas práticas da leitura, o PIBID Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolveu um projeto de leitura com os alunos da Educação Básica, chamado “Horizontes da Leitura: o céu é o limite?”. O projeto consiste em oferecer um tempo e espaço no contra turno das aulas para a leitura e discussão de produções literárias com alunos das turmas em que o PIBID atua nas aulas de Sociologia. Percorremos os caminhos teórico-metodológico da história do impresso desenhados por Roger Chartier que pensa a leitura na direção de Michel de Certeau e entende que ler é um ato de “caçar em propriedade alheia”, uma prática criativa que (re)elabora significados e conteúdos específicos. Assim como, utiliza a sociologia de Pierre Bourdieu e Norbert Elias para pensar a leitura enquanto prática cultural. Dessa forma, o projeto se caracteriza como uma possibilidade de reflexão acerca dos hábitos de leitura dos alunos de nível médio e suas representações sobre ela. O Clube da Leitura proporciona um espaço criativo em que as práticas da leitura podem ser refletidas pelos alunos e professores dando a atenção ao caráter mecânico e inventivo da leitura. E ainda, um cenário frutífero para refletir sobre a atuação do PIBID na escola e a dimensão política da cultura escolar.
Palavras-chave: Formação de professores, Práticas da leitura, Sociologia na escola |