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ENESEB 2017
Resumo: 128-1

Oral (Tema Livre)


128-1

O livro didático em Ciências Sociais para o Ensino Médio Integrado: avaliando limites e criando novas possibilidades.

Autores:
James Washington1, Maria Chaves2
1 IFAL - Instituto Federal - Alagoas, 2 UNESP - ARARAQUARA - Universidade Estadual de São Paulo

Resumo:
O objeto de estudo deste artigo é a análise sobre os limites dos livros didáticos em Ciências Sociais propostos pelo PNLD e que são usados para o Ensino Médio Integrado. Por isso, lançamos mão de uma proposta que supere esta limitação e contemple um caro conceito para esta modalidade de ensino que é a integração. Desde que foi lançado em 1985 o PNLD obteve avanços em sua estruturação, passando desde a livre escolha dos professores com relação aos livros que iam adotar, até a regulamentação de pareceristas que definem os livros aptos a serem vendidos. A avaliação dos critérios de escolha é o que temos como objetivo principal, mas este ponto lança luz ao fato de que a própria modalidade de ensino de Ciências Sociais integrado a outros conhecimentos necessitaria de uma avaliação diferenciada. Disso surge o problema de que o conteúdo a ser exposto tem menos relação com a preparação para os exames de admissão às universidades ou mesmo com uma certa "aversão crítica ao tecnicismo", do que com os cursos técnicos ao qual está relacionado. O método de pesquisa que propomos é a análise bibliográfica de 5 livros adotados pelas escolas via PNLD (período 2015-2017) e diante da análise comparativa avaliar os limites propondo a formação de um modelo para o Ensino Integrado.

Palavras-chave:
 Ciências Sociais, Ensino Integrado, Livro didático