Oral (Tema Livre)
128-1 | O livro didático em Ciências Sociais para o Ensino Médio Integrado: avaliando limites e criando novas possibilidades. | Autores: | James Washington1, Maria Chaves2 1 IFAL - Instituto Federal - Alagoas, 2 UNESP - ARARAQUARA - Universidade Estadual de São Paulo |
Resumo: O objeto de estudo deste artigo é a análise sobre os limites dos livros didáticos em Ciências Sociais propostos pelo PNLD e que são usados para o Ensino Médio Integrado. Por isso, lançamos mão de uma proposta que supere esta limitação e contemple um caro conceito para esta modalidade de ensino que é a integração. Desde que foi lançado em 1985 o PNLD obteve avanços em sua estruturação, passando desde a livre escolha dos professores com relação aos livros que iam adotar, até a regulamentação de pareceristas que definem os livros aptos a serem vendidos. A avaliação dos critérios de escolha é o que temos como objetivo principal, mas este ponto lança luz ao fato de que a própria modalidade de ensino de Ciências Sociais integrado a outros conhecimentos necessitaria de uma avaliação diferenciada. Disso surge o problema de que o conteúdo a ser exposto tem menos relação com a preparação para os exames de admissão às universidades ou mesmo com uma certa "aversão crítica ao tecnicismo", do que com os cursos técnicos ao qual está relacionado. O método de pesquisa que propomos é a análise bibliográfica de 5 livros
adotados pelas escolas via PNLD (período 2015-2017) e diante da análise comparativa avaliar os limites propondo a formação de um modelo para o Ensino Integrado. Palavras-chave: Ciências Sociais, Ensino Integrado, Livro didático |