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ENESEB 2017
Resumo: 130-1

Poster (Painel)


130-1

A utilização de curta metragem como recurso didático nas aulas de Sociologia

Autores:
Abenizia Auxiliadora Barros1, Beatriz Viana1, Francisco Xavier Rodrigues1
1 UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo:
O presente trabalho trata-se de uma experiência vivenciada por mim como bolsista PIBID/Sociologia, sob a orientação da professora Beatriz viana no ano de 2016, na Escola André Avelino Ribeiro. A utilização de filme nas aulas de sociologia do Ensino médio foi pensada como uma tarefa que deva ser colocada em prática como ferramenta motivadora, inovadora e capaz de envolver o conhecimento Sociológico no conteúdo do filme em discussão junto aos alunos num segundo momento. O objetivo no desenvolvimento desse trabalho foi introduzir a discussão sobre preconceito racial e discriminação dentro de um viés Sociológico, vislumbrando a possibilidade de trabalhar metodologias diferenciadas que despertem o interesse dos alunos nas aulas de Sociologia, propôr uma alternativa de inserção dos meios de comunicação e das novas tecnologias na prática pedagógica, desenvolver o espírito crítico dos alunos e a sua capacidade de observação da sociedade e por conseguinte aperfeiçoar a visão dos futuros docentes, por meio de subsídios teóricos reflexivos que conduzam a utilização de recursos metodológicos e linguagem diferenciadas, com o intuito de construir as aulas de Sociologia mais atrativa para os alunos e que considere o papel das mídias na sociedade contemporânea.

Palavras-chave:
 metodologias, Ensino Médio, Aulas de Sociologia